Salesforce revela comportamento do consumidor nas datas comemorativas
Para estudar o movimento de compras durante as datas comemorativas e entender o que o futuro reserva para as vendas, a Salesforce se uniu à Publicis.Sapient para realizar a pesquisa Shopping-First Retailing.
O estudo analisou o comportamento de 6.000 consumidores em seis países, além do comportamento de compras digitais de 500 milhões de consumidores e 1,4 bilhão de visitas de comércio eletrônico em todo o mundo. O relatório também abordou os dados de 200 milhões de casos de atendimento ao cliente e abordagens de cliente oculto em 70 lojas em Nova York, Londres e San Francisco.
A pesquisa apontou que os consumidores estão descobrindo novos produtos e novas marcas em uma velocidade cada vez mais acelerada. De acordo com o estudo, 69% dizem que é importante ou muito importante ver novos produtos sempre que visitam a loja. Além disso, entre os produtos mais vendidos nos e-commerces, 59% mudam mensalmente.
Experiência omnichannel
O relatório mostrou que 71% dos consumidores usam seus dispositivos móveis durante as compras em lojas físicas, principalmente para comparar preços (36%), pesquisar produtos (29%), tirar fotos do produto (28%)ou ler avaliações e reviews sobre do produto (25%), o que ressalta ainda mais a importância de se preocupar com a experiência digital que os potenciais clientes têm com a sua marca, seja ela de um produto ou de um varejista.
O impacto da inteligênciaartificial
O levantamento “Shopping-First Retailing” destacou que 6%das visitas ao comércio eletrônico tiveram engajamento com recomendações baseadas em inteligência artificial, gerando 37% da receita. Em um cenário em que 64% dos clientes sentem que os varejistas não os conhecem bem, alavancar a personalização por meio da IA é fundamental para aprimorar o relacionamento como cliente.
O levantamento “Shopping-First Retailing” destacou que 6%das visitas ao comércio eletrônico tiveram engajamento com recomendações baseadas em inteligência artificial, gerando 37% da receita. Em um cenário em que 64% dos clientes sentem que os varejistas não os conhecem bem, alavancar a personalização por meio da IA é fundamental para aprimorar o relacionamento como cliente.
O 2019
O cenário da quarta revolução industrial e as pesquisas de comportamento da Salesforce no final de ano mostraram que as expectativas do cliente na experiência digital vão muito além de aspectos diretamente ligados às vendas online, pois os consumidores estão ultrapassando as barreiras das lojas físicas e interagindo online enquanto compram localmente para buscar mais informações de preço e especificações no e-commerce e outras fontes.
Com informações de salesforce.com.br